top of page

O que é computação em nuvem?

  • daniloribeiro51
  • 20 de set. de 2024
  • 3 min de leitura
ree

A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. A empresa que fornece esses serviços é chamada de provedor de nuvem. Alguns exemplos de provedores são Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS) e Google Cloud Platform (GCP). O provedor de nuvem é responsável pelo hardware físico necessário para executar seu trabalho e por mantê-lo atualizado.

Conceitos fundamentais:

Alta disponibilidade: A capacidade de manter os serviços em operação por longos períodos, com muito pouco tempo de inatividade, dependendo do serviço em questão.


Escalabilidade: A capacidade de aumentar ou diminuir recursos para qualquer carga de trabalho. Elasticidade: A capacidade de aumentar ou diminuir automática ou dinamicamente os recursos, conforme necessário.


Agilidade: A capacidade de reagir rapidamente. Os serviços em nuvem podem alocar e desalocar recursos rapidamente.


Tolerância a falhas: A capacidade de permanecer em funcionamento, mesmo no caso de um componente ou serviço que não mais tempo de funcionamento.


Recuperação de desastres: A capacidade de se recuperar de um evento que desativou um serviço de nuvem.


Segurança: Os provedores de nuvem oferecem um amplo conjunto de políticas, tecnologias, controles e tecnologia especializada habilidades que podem fornecer melhor segurança do que a maioria das organizações pode alcançar. Alcance global: A capacidade de atingir públicos-alvo em todo o mundo. Os serviços em nuvem podem ter presença em várias regiões do mundo que você pode acessar, oferecendo.


CapEx vs OpEx


Empresas que aderiram o home office ou empresas iniciantes que precisariam adquirir servidores físicos ou infraestrutura. Foram necessárias grandes quantias para criar um negócio e executando ou para expandir uma empresa existente. Eles teriam que comprar novos datacenters ou novos servidores para permitir que eles criem serviços, que eles poderiam oferecer aos seus clientes. Isso não é mais o caso. Hoje, as organizações podem se inscrever para um serviço de um provedor de nuvem para começar a funcionar. Isso permite começar a vender ou prestar serviços a seus clientes mais rapidamente, sem a necessidade de Custos antecipados. Essas duas abordagens ao investimento são conhecidas como: Despesa de capital (Capital Expenditure) - (CapEx): é o gasto de dinheiro em infraestrutura física antecipadamente, e deduzindo essa despesa da sua conta fiscal ao longo do tempo. CapEx é um custo inicial que tem um valor isso reduz com o tempo. Despesas operacionais (Operational Expenditure) - (OpEx): gastam dinheiro em serviços ou produtos agora e estão sendo cobrado por eles agora. Você pode deduzir essa despesa da sua conta de imposto no mesmo ano. Não há up custo inicial, você paga por um serviço ou produto ao usá-lo.


Modelo Baseado no consumo:


Algo que eu considero uma grande vantagem da computação em nuvem é o modelo baseado no consumo: Os provedores de serviços em nuvem operam em um modelo baseado no consumo, o que significa que os usuários finais pagam apenas pelos recursos que eles usam. Tudo o que eles usam é o que pagam. Esse modelo baseado em consumo traz muitos benefícios, incluindo: • Sem custos iniciais. • Não há necessidade de comprar e gerenciar infraestrutura dispendiosa que eles possam ou não usar ao máximo. • A capacidade de pagar por recursos adicionais quando necessários. • A capacidade de parar de pagar por recursos que não são mais necessários.

Tipos de serviços em nuvem:


O IaaS: requer o maior gerenciamento de usuários de todos os serviços em nuvem. O usuário é responsável por gerenciar os sistemas operacionais, dados e aplicativos. Exemplos de serviço IaaS: Maquinas Virtuais, Rede Virtual, Armazenamento em Disco do Azure.

O PaaS: requer menos gerenciamento de usuários. O provedor de nuvem gerencia os sistemas operacionais e o usuário é responsável pelos aplicativos e dados que executam e armazenam.

Exemplos do serviço Paas: Active Directory, Banco de Dados SQL do Azure, Arquivos do Azure.

O SaaS: requer o mínimo de gerenciamento. O provedor de nuvem é responsável por gerenciar tudo, e o usuário final apenas usa o software.

Exemplos do serviço SaaS: OneDrive, Exchange, SharePoint.

Cada tipo de serviço em nuvem envolve diferentes níveis de responsabilidade. No modelo IaaS, onde o cliente tem a maior responsabilidade, é necessário gerenciar o sistema operacional, máquinas virtuais, acesso e muito mais. Já no modelo SaaS, a responsabilidade é mínima, sendo o cliente responsável apenas pelo acesso. Abaixo segue uma imagem ilustrativa sobre isso:


ree

Esse é um conceito essencial para entender o que é a Nuvem. Caso queira saber mais, entre em contato conosco.

 
 
 

Comentários


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

© 2020 por Over Infotec

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
bottom of page